A Escola

Nossa História

O Centro Educacional Casinha Feliz abriu suas portas em 1984 e nasceu do sonho de quatro educadoras de construir uma escola, centrada na valorização de seu espaço enquanto recanto de SER e FAZER FELIZ! Um espaço sem fronteiras entre educadores, educandos e suas famílias, algo que se aproximasse do pensamento de Malaguzzi: “queremos uma escola agradável, em que crianças, professores e pais estejam à vontade. Uma amabilidade que ande de mãos dadas com a exigência”.

Desde o início de suas atividades a Escola oferece os cursos de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Anos Iniciais), nos turnos matutino e vespertino. A Casinha Feliz está sempre preocupada em preparar seus educandos para a vida e não apenas para dominar conteúdos curriculares. Para que isso aconteça ela busca contextualizar e fundamentar seu currículo em situações reais,  com propostas significativas como meio de evitar o ensino mecanizado e desprovido de significado.
 

Ao longo de sua trajetória educacional ela tem procurado acompanhar o  processo dinâmico de educar, estudando novas possibilidades, pesquisando caminhos que facilitassem a compreensão de seus educandos, aperfeiçoando sua prática pedagógica, inteirando-se de propostas de ensino inovadoras e ampliando seu olhar diante da sabedoria de cada criança que habita a Casinha Feliz.
 

Mantendo o foco no processo de desenvolvimento do educando e não apenas no resultado, a escola cultiva o respeito pelas diferenças individuais, valoriza os interesses das crianças, trabalha a autoconfiança, a persistência, a autonomia para que o educando se sinta motivado pelo prazer de ler, conhecer, refletir, planejar, sonhar e transformar seus sonhos  em realidade.
 

Tudo isso, sem perder de vista a determinação em fazer dessa escola um lugar único, onde o educando se sinta bem, seguro de seus saberes, direitos, deveres e que se sinta parte dessa casa que foi idealizada para fazê-lo feliz.
 

Para atingir esses objetivos a Casinha Feliz conta com uma equipe de profissionais experientes e capacitados no sentido de perceberem por trás dos conceitos, a importância de se estabelecer vínculos emocionais positivos com todos os educandos, redescobrindo conceitos, criando novos procedimentos e refletindo sobre sua prática em prol do ensinar para que todos possam atingir a tão almejada compreensão.
 

Assim a escola segue seu curso, construindo sua história dentro de um ambiente de constante atualização, onde toda a comunidade escolar assume o compromisso de zelar pela dimensão humanística em seus processos de ensino e de aprendizagem; buscando atender às necessidades básicas de cada ser de se sentir único, porém membro querido de um grupo, um ser participativo, produtivo, independente e confiante.